Historial

Iniciou as suas actividades em 1987. O Orfeão teve a sua origem numa época de grande incremento de iniciativas culturais no Concelho.Surgiu para preencher uma das várias lacunas existentes nesta área e em complementaridade das actividades musicais encetadas pela Filarmónica e pela Escola de Música, dinamizadas com o patrocínio da autarquia. Foi, assim possível, iniciar e promover a arte coral que nesse aspecto não o registava praticamente quaisquer tradições no nosso concelho e inscrito no INATEL sob o nº 4915. O seu repertório é constituído por peças de índole religiosa e profana, o qual tem vindo a ser laboriosa e permanentemente renovado. Teve a sua primeira apresentação pública no dia 23 de Abril de 1988, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo sido geral o agrado manifestado pelos presentes. Foi o estímulo precioso para continuar em frente e consolidar o Grupo . A partir daí seguiram-se inúmeras actuações nos mais variados pontos do país, participando em encontros de coros, saraus culturais ou solenizando actos religiosos. Fastidiosa seria a enumeração, destacando-se, a título de exemplo, a gravação para o canal 1 da RDP e ainda a participação integrada nas comemorações do 1º de Dezembro, com a actuação no Palácio da Independência, em Lisboa e uma digressão pela Espanha, com várias actuações, onde colaborou numa gravação de um CD ao vivo No ano de 2006 gravou o seu próprio CD com repertório actualizado.Em 2007 promoveu as comemorações dos 20 anos da sua fundação e que tiveram como corolário um concerto conjunto com os coros D. Pedro de Cristo e Academia Martiniana de Coimbra, acompanhados pela Banda Filarmónica 25 de Setembro de Montemor o Velho, interpretando a missa em honra de Nossa Senhora do Sameiro da autoria do Cónego Manuel Faria.Em 2008 e pelos relevantes serviços prestados na área da cultura ao longo de 21 anos de actividades, foi-lhe atribuída pela Câmara de Mortágua, a "Medalha de Ouro de Mérito Municipal". Organiza anualmente o Encontro de Coros e um Concerto de Outono, participando com o Coral Juvenil e a Filarmónica de Mortágua no Concerto de Natal e/ou Ano Novo.Desde a sua formação e por um período de 15 anos, a regência esteve sob a responsabilidade do Dr. Adriano Ribeiro Matias, o qual com os vastos conhecimentos técnicos tornou conhecida a nossa colectividade no país e estrangeiro. De Setembro de 2002 a Julho de 2004, a regência esteve a cargo do nosso conterrâneo Engenheiro Nuno Manuel Batista Garrido. A partir de Janeiro de 2005, a regência está sob a responsabilidade do Prof. Francisco Neves que tem vindo a renovar o repertório e a enriquecer a vida do Grupo.

Curriculum do director artístico

Francisco Neves nasceu em 1969 e iniciou os seus estudos musicais aos dez anos de idade em Arganil, com o professor Antonino de Mendonça nas disciplinas de Piano e Formação Musical. Foi organista da Igreja Paroquial de Arganil entre 1983 e 1988, onde desenvolveu paralelamente um trabalho regular de direcção do Coro Litúrgico; em acções pontuais dirigiu coros de paróquias vizinhas e participou em espectáculos musicais e teatrais. Só em 1986 ingressou no Conservatório Regional de Castelo Branco e no ano seguinte continua os seus estudos musicais no recém criado Conservatório de Música de Coimbra.Em conjunto com os estudos musicais iniciou em 1987 o Curso do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra. Até 1994 foi monitor de Educação Musical em vários Centros de O.T.L da cidade de Coimbra, ano em que foi convidado a criar, em colaboração com o Centro Paroquial S. Martinho do Bispo, uma Classe de Música na mesma instituição. No mesmo ano assumira já a Direcção do Coro Litúrgico da Igreja Matriz, o que lhe permitiu desde então interpretar música para a Liturgia, para qual de há muito se vinha a preparar em cursos e encontros de Canto Gregoriano, Polifonia e Música Litúrgica.Neste contexto foi, em 1999, membro fundador da Academia Martiniana - Associação Cultural que, na Freguesia de S. Martinho do Bispo e na cidade de Coimbra, desenvolve um trabalho pioneiro no ensino da música a crianças e jovens, com forte acento na música Religiosa de todos os géneros e estilos. Com a fundação da Academia Martiniana é simultaneamente criada a Revista da Academia Martiniana, publicação semestral de música religiosa que coordena desde o início.Desde 1987 foi elemento cantor em vários coros da cidade de Coimbra, nomeadamente do Choral Poliphonico de Coimbra, do Ensemble Vocal Ad Libitum e, desde 1995, do Coro D. Pedro de Cristo, nele colaborou na direcção artística. Em Junho de 2000 funda as Vozes Brancas da Academia Martiniana, que tem dirigindo desde então.É ainda elemento fundador do Choral Aeminium no ano de 2001, no qual, até 2004, foi corresponsável pela direcção artística. Em Janeiro de 2005 foi convidado a dirigir o Orfeão Polifónico de Mortágua. Desde o início da década de 90 até ao presente tem dedicado muito do seu tempo à composição de obras corais e orquestrais de música religiosa de carácter litúrgico, harmonizações e música de concerto. De entre os seus trabalhos destacam-se as obras em que mostra a viabilidade e funcionalidade da utilização da flauta de bisel em conjuntos orquestrais, quer na adaptação de obras de música antiga, quer na composição de obras originais.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Audição/Concerto da Escola de Música

Jovens mostraram o que aprenderam no final de mais um ano lectivo.
Realizou-se no passado dia 12, pelas 17 horas, no Centro de Animação Cultural, uma Audição / Concerto dos elementos que frequentam a Escola e Música do Orfeão Polifónico de Mortágua, na área de Canto e Instrumental. Este Concerto, o segundo já realizado até ao momento, marca o encerramento de mais um ano lectivo na Escola de Música, sendo uma forma de dar a conhecer ao público em geral e aos familiares dos jovens em especial, o trabalho que vem sendo desenvolvido em termos de aprendizagem e formação musical, a sua evolução e resultados práticos. Para os praticantes é também um estímulo a apresentação em público, no sentido de melhorarem e continuaram a crescer em termos musicais. Outro objectivo é despertar o interesse noutros jovens e adultos em frequentar a Escola. O Concerto iniciou com actuação da Classe de Canto da Escola de Música, formada por iniciantes na área do Canto e orfeonistas no activo. Esta classe destina-se a aperfeiçoar a técnica vocal, sendo actualmente constituída por 13 elementos. Não é um grupo formado para actuações públicas, sendo simplesmente uma classe de técnica vocal, estando aberta a todos os interessados na área do Canto, seja iniciação ou aperfeiçoamento. No fundo, funciona como uma escola livre de Canto, onde qualquer pessoa pode participar, sem quaisquer objectivos de carreira, mas podendo ingressar mais tarde no Coro adulto, se assim o desejar. Seguiu-se actuação da Classe Instrumental. Em placo, cinco jovens executantes, Pedro Gomes, Bruno Pais, David Gomes, Filipa Salazar, Bernardo Afonso, mostraram os seus conhecimentos de Piano e Violino, interpretando temas de compositores clássicos, como Bach, Haendel, Beethoven, Rameau. Muito aplaudidos e um sentimento especial de emoção dos pais e familiares, que constituíam a maioria entre a assistência. “O grau de dificuldade das peças que executam vai evoluindo com a capacidade técnica que eles vão demonstrando e com o tempo, mas já executaram aqui algumas peças que têm um certo grau de dificuldade”, referiu-nos o Prof. Francisco Neves, que dirige a Classe Instrumental. Finalmente actuou a Classe Infantil do Coral Juvenil Silvia Marques, como grupo convidado, que também funciona como escola de formação na área do Canto. Escola de Música ensina Violino, Piano e Canto A Escola de Música do Orfeão Polifónico foi criada em Outubro de 2007, inicialmente com a finalidade de ministrar técnica vocal e formação musical aos elementos do Coro, tendo depois alargado o seu âmbito à parte instrumental. Actualmente o ensino instrumental é ministrado a nove alunos, três no Violino e seis no Piano. As aulas decorrem uma vez por semana sob a orientação do Prof. Francisco Neves. Para além do ensino instrumental, decorrem aulas de formação musical para jovens e aulas de técnica vocal para todos os interessados no Canto, ambas orientadas pelo Maestro Ricardo Vicente. Segundo Américo Salazar, presidente da Direcção do Orfeão Polifónico, esta classe instrumental “veio preencher uma lacuna que existia no ensino instrumental no nosso concelho, porque existem colectividades que dão formação instrumental, como a Filarmónica e outras, mas não com estes instrumentos mais clássicos, como o violino e o piano”. E adianta que está-se a pensar em alargar o leque de oferta de ensino instrumental: “gostaríamos de iniciar também o ensino de flauta, já no próximo ano lectivo, depende do número de interessados, mas é uma possibilidade”. Filipa Salazar é uma das jovens que frequenta a Escola de Música, onde aprende Canto e Piano. Terminou o 9ºano de escolaridade e está a estudar no Conservatório de Música de Coimbra, onde aprende Trompa. Consegue conciliar estudos académicos e estudos musicais: “ Este ano até tive melhores notas”, conta. O seu objectivo é concluir ao mesmo tempo o 12º ano e o Curso do Conservatório. David Gomes frequentou o segundo ano de Piano. “No meu caso é mais por gosto e diversão, não tenho objectivos futuros ligados à música”. Mesmo assim, pretende continuar a aprender: “através das novas tecnologias pode-se também aprender, é um meio que podemos hoje utilizar”.

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Repertório:


A Canção do Pescador: letra e música: Fernando Moutinho/arr. Mário de S. Santos.
Alvorda na Roça: pop. do Brasil/Lúcia Vila Lobos.
Ay linda amiga:
Balaio: Hector Villa Lobos.
Canção do Mar: Ferrer Trindade/adapt. Fransico Neves.
Cielito Lindo: letra e música: A. Varela/P. A. Fernandez/arr. Adelino Martins.
Coitadinho: pop. arr. Manuel Faria.
Coimbra é uma Lição: Raul Ferrão/José Galhardo, adapt. A. R. C.
Come with me: Yolan Trabsky.
Coro das Maçadeiras: pop. Minhoto/Manuel Faria.
El grilo: Josquin Desprez.
Eu Hei-de Subir ao Alto: pop. arr. Manuel Faria.
Foi Deus: Alberto Janes/adapt. Fransico Neves.
Igreja de Santa Cruz: adapt. Simão Barreto.
Já lá Vão as Três Marias: pop. da Beira Baixa/harm. Francisco Neves.
Luar do Sertão: Catullo Cearence/adapt. Fransico Neves.
Nesta rua tem um bosque: arr. e harm. Adelino Martins.
Nossa Senhora da Póvoa: pop. da Beira Baixa/Harm. M. Sousa Santos.
Ó Mar Alto, Ó Mar Alto: pop. das Beiras/arr. Manuel Faria.
Ó Minha Mãe venha ver: pop./harm. Fernando Lapa.
Padre Franscico: pop. Brasil/Hector Villa Lobos.
Senhora D’Aires: pop. harm. Lopes Graça.
Trai-Trai: pop. Minhoto / Manuel Faria.

Sacro:

Alegrem-se os céus e a terra: pop./harm. Fransico Neves.
Ay mi Dios: D pedro de Cristo.
A Terra inteira: P. Benjamim Salgado.
Ave Maria: Jacob Arcadelt.
Cantava em nossas campinas: harm. Fransico Neves.
Embalo: J. Brahms/arr. Manuel Faria.
Missa em honra de Nossa senhora de Sameiro:
-Kyrie;
-Glória;
-Credo;
-Sanctus;
-Benedictus;
-Agnus Dei; Manuel faria.
Janeiras: pop. da Beira Alta/Manuel Faria.
Noite Feliz: harm. Manuel Faria.
Povo Teu S0mos: Loys Bourgeois/harm. Fransico Neves.
Senhor, tu és o Pão: G. Kirbye/harm. D. Stefani.
Vamos a Belém: pop./harm. Manuel Faria.